Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual
Caná desperta consciência missionária nos seus voluntários

SEGUNDO ENCONTRO EVANGELIZAR

O Espírito sopra onde quer. O Espírito Santo é a força motriz da Família de Caná e inspira os serventes a trabalharem para “fazer famílias felizes” e as atividades do Padre Osvaldo Gonçalves, nosso guia.
A segunda edição do Encontro Evangelizar, nos dias 08 e 09 de março, tornou abençoado o final de semana de todos que dele participaram. Conforme o nome dá a entender, o tema foi a evangelização. Crescimento espiritual e consciência do papel do verdadeiro cristão foram a sua tônica. Quem esteve também no anterior, garante ter sido diferente e cheio de agradáveis surpresas. Chamou a atenção a leveza do “Professor” Osvaldo, tanto na segurança e preparo intelectual demonstrados nas palestras como no agradável convívio com os participantes, senhoras, casais e membros do “Jurassic PRODES” – nome que se atribuíram os primeiros jovens do Prodes.
Padre Osvaldo ministrou ensinamentos bíblicos e catequéticos, com base na exortação apostólica do Papa Paulo VI, EVANGELII NUNTIANDI, todos de vital importância para a missão do Caná, cuja riqueza não é possível descrever neste exíguo espaço. É oportuna, porém, uma rápida abordagem sobre a Igreja, cujo nascimento se deu pela ação evangelizadora de Jesus e dos doze. Daí se infere não ser possível amar a Cristo sem a Igreja ou amar a Igreja sem Ele, porque o Cristo e a sua Igreja são inseparáveis. Convém destacar também a inevitabilidade do desejo de ver Jesus. Pode-se querer vê-lo como Zaqueu, que alimentava um sincero desejo de conversão; ou como Herodes, que tinha o propósito de eliminá-lo; ou, ainda, como Pilatos, movido por questões políticas e pela curiosidade. Jesus acaba, de alguma forma, sendo de todos, não importando os propósitos de cada um. É uma questão de escolha. Por isso, também se pode afirmar que ninguém é dono de Jesus, não o é do Evangelho e, é claro, nem da evangelização. Mas, em verdade, “ver Jesus é ser solidário com os necessitados” (cf. Mt 25, 31-46).
Também foi objeto do Encontro a implantação da Comunidade Samaritana, que o Padre Osvaldo define como “irmãos consagrados a serviço dos irmãos necessitados”, que visa a garantir a continuidade do trabalho da Família de Caná e, portanto, do próprio Padre Osvaldo. Quem se julga comprometido com o Caná não deve se furtar ao convite para o Encontro Evangelizar e para as reuniões das segundas-feiras, de 8 às 9 da noite, pois isso tem a ver com a viabilização da Comunidade.
O 2º Encontro Evangelizar acabou suprindo a lacuna deixada pelos missionários de Villaregia, que por motivo superior não puderam ministrar o Encontro de Espiritualidade para Serventes, como vinham fazendo nos últimos anos.
Participaram do Encontro Tereza Cristina, Terezinha Cardoso, Danilo&Zeneida, Ronan&Teresinha, lehur&Luísa, Marcelo&Elvira, Yolenita, Julhho&Janete, Derly&Ignez, Wagner&Ângela, João Felipçe&Maria José, Ira, Carla, Ênio&Neuza, Josina, REynor&Simone, Nilza, Reris&Patrícia, Júlia, Alisson&Cláudia, Taquinho&Angélica, Aécio&Denise e Lurdinha.
Registre-se um agradecimento especial à equipe de cozinha, composta por Mundica, coordenadora, Geraldo Reis, Nivaldo&Venina, Edson&Shirlei, Leandro&Fabiola Vicente&Maria José Wellington&Regina e Marly.
Danilo dos Santos Pereira

Data: 13/03/2013


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br