Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual

Entronização do Sagrado Coração

A Entronização do Sagrado Coração de Jesus é a consagração da família ao amor de Cristo. Entronizar é colocar no trono. Entronizar o Sagrado Coração significa reconhecer Jesus como mestre e recebê-lo em nosso lar como Rei e Senhor. A Entronização inclui o compromisso explícito de viver os seus ensinamentos na fé e na obediência, no amor e na esperança.

O gesto da Entronização consiste em colocar a imagem de Jesus em um lugar de honra da casa, como profissão pública de fé, afirmando aos que entram que "aqui Jesus é o Senhor". É um sinal sensível da presença do Cristo no lar e lembra os compromissos cristãos de uma família cristã.

sagrados-coracoes.jpgA imagem traz em destaque o coração como símbolo do amor. É um sinal do amor de Jesus por nós, e mostra toda a sua riqueza interior que se deve revelar ao mundo através da nossa vida em família.

Para fazer a Entronização/Consagração a família deve estar bem preparada. Todos devem estar conscientes do significado e das obrigações decorrentes deste gesto. No lar cristão não pode faltar a presença da mãe de Jesus. A imagem do Coração de Maria fica junto da imagem do seu filho. Ela é rainha do lar. A ela fazemos também a nossa consagração.

Compromissos

A Entronização expressa a vontade decidida de viver o Evangelho, ser bom cristão e bom membro da Igreja, honrando plenamente os compromissos do Batismo, da Crisma, do Matrimônio, da Eucaristia. A proposta é viver a Religião de uma maneira viva e esclarecida, em que as pessoas estejam abertas para a comunidade, procurando superar todo egoísmo e todo pecado.

Deve-se criar uma família harmoniosa onde o amor predomine, haja um ambiente educacional voltado para Deus e para os valores eternos. Ambiente onde se cultiva a fé, onde a família tenha hábitos de oração e de vivência plena do Domingo, dia do Senhor. A Entronização assim vivida e entendida será, certamente, um meio de salvar a família e a sociedade.

A família que fez a Entronização realiza uma síntese de fé e vida:

  • Procura ser coerente com o ideal cristão, praticando a justiça, vivendo honestamente, respeitando os direitos dos outros;
  • Participa da Eucaristia no domingo e cultiva o hábito da oração e de leitura da Bíblia no lar;
  • Preocupa-se com as obras de caridade e ajuda aos necessitados;
  • Interessa-se pelas vocações sacerdotais e ora pelos padres e seminaristas;
  • Compromete-se com a comunidade paroquial nos trabalhos de pastoral e de promoção social.

A experiência tem mostrado que esta vida cristã, de confiança e de amor aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, faz com que haja paz no lar e os problemas encontrem solução. "Jesus nunca se deixa vencer em generosidade".

Preparativos

Escolha-se uma imagem própria do Sagrado Coração de Jesus - pode ser gravura, pintura ou imagem - e deixe preparado o lugar onde será colocada a imagem, pelo chefe de família. Sugere-se colocar também a estampa ou imagem do Coração de Maria. O ritual prevê a Consagração ao seu Imaculado Coração. No lar cristão Maria estará sempre ao lado do seu filho Jesus.

  • Marque-se um horário em que toda a família possa estar reunida;
  • Cada uma das pessoas seja preparada, explicando-se a cada uma o significado da Entronização e propondo que assuma conscientemente o compromisso decorrente deste gesto;
  • Faça-se uma preparação espiritual pela participação na eucaristia e comunhão dos membros da família, no dia da Entronização.

A Comunidade Samaritana dispõe de uma equipe para ajudar ns cerimônio de Entronização nas casas. Emtre em contato com a Secretaria, através do telefone 3462-9221,  dê o nome e endereço e telefone: a equipe entrará em contato para fazer o agendamento. Pode fazer contato também através do site www.familiadecana.com.br ou por e-mail familiadecana@ig.com.br 

 


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br