Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual

Temor ao Amor

Ao nos depararmos com a palavra temor fazemos associações imediatas e perigosas, com outras palavras como: medo, pavor, susto, repulsa, e outras. Porém, proponho um novo olhar ao pensarmos nesta palavra.

O Temor a Deus com um dom do Hálito de Deus seria, noutras palavras, o temor ao Amor. Aí a gente se pergunta: - Por que eu temeria o Amor? Por que temer a Deus? Não há motivos para temer a Deus, certo?

Bem, o temor é uma forma de avaliar o tipo de amor que temos, o tipo de amor que oferecemos e o tipo de amor que exigimos. A finalidade de temermos o amor não é ter medo de amar.

Lembro de Beto Guedes cantando: "O medo de amar é não arriscar, esperando que façam por nós o que é nosso dever". Então o temor não está no medo de amar, pois amar é um risco. O temor reside em como amar.

O temor está na constante revisão e indagação de que se o amor que amamos é o que convém a Deus e não o que nos é conveniente a nós mesmos.

Quando declaramos que amamos a Deus estamos declarando que estamos no seio de Deus e que, como nos fala Jesus de Nazaré no Evangelho de Mateus, devemos amar a Deus com todas nossas forças e ao nosso próximo como a nós mesmos. Já pensaram no risco que é isso. O risco de Amar?

Não é o risco que devemos temer; devemos temer o risco de amar errado. Por isso pedimos ao Espírito Santo a graça do Temor, para sempre avaliarmos a consistência do amor que dedicamos.

Todos os outros Dons dizem respeito ao jeito de amar e este, em especial, diz respeito a como usar cada um dos demais para saber se o Amor é verdadeiro e combina com o "jeito" do Hálito de Deus.

 
  Elimar Silva Melo
Conferencista Mestre em Administração Estratégica, Consultor de empresas nas áreas de Marketing Educacional, Professor de Gestão Estratégica e Integrante do Jurassic Prodes

Artigo publicado em 16/02/2013


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br