Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual

A família diante das drogas - O poder do exemplo e da disciplina

"Sou filho de um alcoólotra já falecido e não consigo parar com este vício sozinho. Tenho o apoio de minha mãe, 82 anos, e de uma irmã, 42 anos, que tentam me ajudar, mas elas não conseguem. Não trabalho e acabo trazendo problemas para elas com a bebida. Tinha minha esposa e dois filhos ainda menores, com a bebida tudo acabou. Acabou o trabalho, a família, as amizades, o respeito e a confiança. Já tentei suicídio, mas me socorreram antes que fosse embora. Sou um bom profissional, motorista, pedreiro, técnico em eletrodomésticos, mas com a bebida não sou ninguém. Por isto peço à Familia de Caná para me ajudar." R.H.S. (do site da Família de Caná)

Amor-Exigente

Uma das ferramentas mais eficazes à disposição de pais e educadores é o Amor-Exigente, programa de auto e mútua ajuda, que atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e que se estendeu também ao trabalho de prevenção. Ele desestimula a experimentação, o uso ou abuso do fumo, do álcool e de outras drogas, e combate tudo que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas.

Sua filosofia pode se resumir na expressão "amor com responsabilidade". Amar não consiste apenas em doar, mas também em exigir participação, compromisso com o outro e a comunidade. Isso implica, entre outras coisas, a imposição de limites e a vigilância amorosa dos passos, das companhias, do comportamento dos filhos. Eu disse vigilância, não controle. A vigilância tem por suporte os valores humanos inculcados através do exemplo; a capacidade de ler os sinais, que indicam tranqüilidade ou denotam turbulência; a prática de um diálogo familiar afetuoso, sincero e confiante. O controle, além de deseducativo, é totalmente inviável no mundo de hoje.

Formação integral

A prevenção do uso das drogas no ambiente familiar passa pelo caminho que o Dr. Içami Tiba chama de integração relacional. "Nesse trajeto, o jovem é uma pessoa integrada consigo mesmo (corpo e psique), com as pessoas com as quais se relaciona (família e sociedade) e com o ecossistema (ambiente), valorizando a disciplina, a gratidão, a religiosidade, a ética e a cidadania". Isso quer dizer que o caminho da prevenção consiste na formação integral do ser humano, no seu aspecto físico, intelectual, afetivo, espiritual.

"A formação para a vida começa na infância e depende do modo de educar dentro de casa. Os pais devem informar-se devidamente sobre o que é importante para a formação dos seus filhos e saber propor e discutir os assuntos de maneira adequada. Devem impor limites e ensinar o controle na busca dos prazeres. A formação integral exige atenção a todas as áreas da atividade humana. Quando há uma educação integral, tudo fica mais fácil." (Pe. Osvaldo Gonçalves)

E cabe salientar, com Galduróz: "O papel da família não se limita a oferecer informações; a prevenção começa com os exemplos que os pais dão. A pior coisa que um pai fumante pode fazer é explicar ao filho que fuma porque é bobo. A criança não pode espelhar-se num bobo".
Resumindo, a estratégia preventiva mais eficaz é a família se estruturar, física, psicológica e espiritualmente. Ou buscar se reestruturar, se por um infeliz acaso a desarmonia, a falta de um amor bem compreendido e a ausência do diálogo estão destruindo o lar.

A Família de Caná, dentro do objetivo de "fazer famílias felizes", e como serviço à Igreja e à Família, oferece encontros de fim de semana, para casais (Revisão Matrimonial/Renovar/Outono), para jovens, senhoras viúvas ou desquitadas, para famílias de dependentes químicos.
Quem desejar conhecer o trabalho da Família de Caná, ou precisar da sua ajuda, acesse o site www.familiadecana.com.br ou telefone para 31 3462-9221. Leiam o livro do Pe. Osvaldo Gonçalves "Eu me envolvi com os drogados", emocionante relato de seu trabalho na FAZENDA RECANTO DE CANÁ.

 
  José Wagner Leão
Assessor de Comunicação da Família de Caná

Artigo publicado em 26/01/2013


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br