Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual

Parada Prodes

prodes-logo.JPG

facebook.gif blogger.gif yahoo-grupos.gif
1-parada-prodes.jpg
prodes-2.jpg
prodes-3.jpg

O Grupo PRODES teve início no ano de 1971. Mas é bom conhecer a história desde o começo, para justificar o nome e assumir a inspiração inicial. Na Páscoa de 1968 houve um Congresso da Juventude Católica, em Berlim, com o tema: "Os Jovens Exigem e Constroem a Paz". O Papa Paulo VI mandou aos congressistas uma carta em que escreve: "O tema do Congresso exprime suficientemente a intensidade dessa aspiração e põe em relevo a vontade dos jovens de dar uma contribuição eficaz, para que reine a paz no mundo".

Mais à frente, o Papa afirma: O "DESENVOLVIMENTO É O NOVO NOME DA PAZ. É para a Igreja motivo de orgulho e prova de confiança no futuro da humanidade que os jovens cristãos, em número sempre crescente, se dediquem ao serviço da causa do desenvolvimento e consagrem a ela suas melhores energias, seus recursos e, até mesmo, um ou vários anos de suas vidas". Ele expressa o desejo de que os jovens consigam entusiasmar outros jovens a trabalhar, no espírito do Evangelho, para a criação de estruturas mais adequadas à justiça social.

Querendo dar resposta aos desejos de Paulo VI por meio de coisas concretas e imediatas, no meu idealismo de padre jovem, consegui motivar alguns jovens a criar um grupo ao qual sugeri dar o nome de Jovens PRO-DESENVOLVIMENTO. Logo destacamos a sigla PRODES, palavra latina que pode bem ser traduzida por "VOCÊ É ÚTIL". Ficou assim batizado o nosso pequeno grupo.

Na mesma ocasião tomei conhecimento de um movimento existente na Bélgica, o "Compagnons Bâtisseurs" (Companheiros Construtores). Era composto de jovens que iam a países do terceiro mundo colaborar na solução do problema de moradia das pessoas carentes. Essa proposta estimulou o grupo, que começou a ajudar famílias pobres a construírem suas casas. Isso foi feito por um curto tempo. Não faltou entusiasmo, mas pouca coisa foi feita, pelas limitações que só a experiência faz enxergar.

O tempo passa rápido, os jovens têm outros apelos, as pessoas seguem o seu rumo na vida. Mas o Pe. Osvaldo foi ficando. E continuou sempre reunindo jovens para com eles refletir sobre o desenvolvimento humano e estimular o ideal de ser útil e servir.

O nome PRODES nunca perdeu para nós o seu significado e a sua atualidade.

Por essa época, estava em alta encontros de jovens, de quinta a domingo, com o objetivo de crescer na fé e no compromisso cristão. Entramos nessa onda. O Grupo PRODES enveredou por esse caminho com renovado entusiasmo e vigor. Passamos a promover encontros de fim de semana para conhecer mais a realidade social e a pessoa de Jesus Cristo, despertar o ideal cristão e a vontade de comprometer-se com a comunidade. Tudo isso estava no desejo do Papa Paulo VI ao falar aos jovens. Demos aos nossos encontros o nome de PARADA PRODES. O encontro que ficou marcado na história, como ponto inicial desta nova fase, aconteceu nos dias 26 a 29 de agosto de 1971.

Há 40 anos o PRODES permanece vivo. Chegamos a realizar doze Paradas por ano, com casa cheia, mesmo depois da ampliação dos dormitórios para 60 pessoas. Milhares de jovens passaram por aqui. Muitos me disseram que "a coisa mais importante que aconteceu em minha vida foi ter participado do PRODES". Esse depoimento muito me alegra e envaidece. Padre Osvaldo Gonçalves


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br